Os melhores Campeonatos para um iniciante no Sorare investir
Atualizado: 2 de jul. de 2021
Uma decisão que temos sempre que tomar desde cedo quando começamos no Sorare é a de que campeonatos vamos investir. Cada campeonato tem características e calendários diferentes pelo vamos ver quais oferecem mais vantagens e menos desvantagens.
1º - Série A
O Brasileirão é um campeonato longo, com 20 time, que faz um calendário muito saturado com jogos mas também com vários técnicos que promovem rodízios. É um campeonato cheio de talento e sangue novo todas as épocas. Para além disso, é um campeonato com uma média de 2,48 gols, sendo menor que a média das principais ligas europeias.
Bundesliga Alemã: 3,03 gols por partida
Premier League: 2,97 gols por partida
Serie A Italiana: 2,62 gols por partida Liga Espanhola: 2,51 gols por partida
Jogar Sorare com cartas do Brasileirão
É um campeonato muito equilibrado onde a cada ano podem existir 5-7 candidatos ao título, tornando os jogos muito equilibrados ao ponto até de um candidato ao título 3 anos antes pode ser relegados para a Série B. Os técnicos brasileiros têm na maioria uma abordagem retranqueira, fechando suas linhas defensivas depois de marcar um primeiro gol.
Investimento de médio-longo prazo no Brasileirão
O Brasileirão é um autêntico viveiro de talento, onde muleque super talentoso com 18 anos entre na escalação inicial e eventualmente consegue uma oportunidade na Europa que o valorizará muito. O problema tem a ver com a adaptação ao ritmo competitivo europeu onde é raro não existir um ano 0 de adaptação em que o número de jogos realizados é baixo ou que o rendimento desportivo não foi consistente (Reinier, Vinicius Jr., Everton Cebolinha ou Pedrinho) fazendo com que o retorno de seu investimento poder demorar anos até se justificar. Existe ainda o pior cenário, com a não adaptação ao futebol europeu (Guilherme Arana, Gerson, Gabigol) que significa sempre um retorno à Série A. É aí que estão as melhores oportunidades.
2º - Liga Portuguesa
A liga de Portugal é um dos campeonatos mais desnivelados do futebol Europeu. Existe uma grande diferença ao nível de orçamento e de talento entre os chamados três grandes (Benfica, Sporting e Porto) e os restantes 15 times. O normal é os times grandes perderem 1 a 4 jogos e sofrerem apenas 20 a 30 gols numa época inteira.
Os times pequenos apostam na organização defensiva para fazer frente ao adversário, fazendo deste um dos campeonatos com uma das piores média de gols por jogo no mundo, com uma média de apenas 2,42 gols por partida. Portanto, várias oportunidades de clean sheet aqui.
Os técnicos portugueses depois de encontrar seu time ideal, raramente fazem mudanças entre jogos e as alternativas aos titulares são bastante previsíveis sendo bastante fácil acompanhar as notícias devido à lingua comum que temos com eles. É ainda um calendário em contra-ciclo com o brasileiro pelo que é possível continuar a jogar Sorare quando os campeonatos sul-americanos estão parados.
Jogar Sorare com cartas da liga portuguesa
A liga portuguesa oferece imensas oportunidades para jogadores Sorare. Não é um dos campeonatos mais seguidos, sendo fácil encontrar bons jogadores a preços baixos (por exemplo, o avançado mais goleador do campeonato 2020/2021e titular da seleção Suiça está disponível no mercado secundário por apenas 0.159 ETH). Dado que os jogos são tão desnivelados, ter jogadores dos três grandes é muito benéfico porque pode obter Decisive Scores por clean sheets ou por influência nos vários gols que esses times marcam habitualmente em cada jogo.
Investimento de médio-longo prazo na liga portuguesa
Outra importante característica do futebol português é que é um campeonato formador. Os principais times portugueses investem muito em talento internacional (mercados brasileiro e argentino principalmente), suavizando a transição no ano 0 na europa pela boa adaptação que a língua permite e pela qualidade dos técnicos locais. Di Maria jogou 2 anos no Benfica antes de ir para o Real Madrid, Falcão e James Rodriguez ganharam a UEFA com o Porto antes de terem ido para Atletíco Madrid e Mónaco). Para além disso, tem uma enorme capacidade de criar e lançar jovens jogadores portugueses com enorme talento que são transferidos para os principais times internacionais tendo como exemplos mais recentes Rubén Dias, João Félix e Bruno Fernandes ou outros com muito futuro como Vitinha (Wolves), Trincão (Barcelona) ou Gonçalo Ramos (Benfica).
3º - Liga Americana
A MLS é um campeonato ainda em maturação, tendo uma fase regular (divisão este e divisão oeste) e uma fase de mata-mata. Um grande ponto a favor é que não existe sistema de descida de divisão. Historicamente não tem sido um campeonato com muito talento, apostando em jogadores em final de carreira e a qualidade táctica das partidas é baixa.
As coisas têm mudado recentemente com uma atitude mais agressiva na contratações de jogadores que, normalmente, iriam jogar na Europa (Talles Magno, Reynoso, Ezequiel Barco e Franco Ibarra). Recentemente têm aparecido jovens talentos que têm sido rapidamente recrutados em idade muito jovem pelos grandes times alemães (Alphonso Davis, Pulisic ou Giovanni Reyna) pelo que se demonstra que a qualidade e conhecimento dos técnicos americanos de formação estão um pouco longe do sulamericano e europeu.
Jogar Sorare com cartas da MLS
A liga americana é uma grande oportunidade de criar um elenco Sorare a um custo muito baixo. É possível comprar uma carta de um titular absoluto por apenas 0.03 ETH com médias de 50 pontos SO5 no mercado secundário e por vezes até menos que isso no mercado primário de leilões. Aqui o desconhecimento dos usuários joga em favor de quem faz a pesquisa. Identifique os seus alvos, coloque nos favoritos e espera pelo leilão certo. O número de jogos na liga é muito elevado e existe alguma rotação. Outra grande vantagem é que o número de usuários que comete no torneio americano é relativamente baixo, criando mais oportunidade para os prêmios.
Investimento de médio-longo prazo
O campeonato americano habitualmente não é uma boa oportunidade de investimento de médio-longo prazo. Muito raramente um jogador transita com do campeonato americano para os campeonatos europeus mais competitivos e quando o faz, geralmente é sem sucesso. Para além disso, não sendo um desporto acarinhado pelos estado-unidenses nem muito seguido nos outros continentes, não é de esperar um grande crescimento de usuários locais que possam pressionar os preços através do aumento da procura.
4º - Liga Coreana e Japonesa
As ligas asiáticas são um campeonato em grande evolução técnica, com a particularidade de receberem vários jogadores brasileiros e europeus de nível médio que podem lá fazer a diferença. Tem também uma grande vantagem das competições continentais serem elegíveis para o Sorare, o que cria grande oportunidades dado do desnível entre os times japoneses/coreanos e o resto dos times.
Jogar Sorare com cartas das ligas asiáticas
A ligas asiáticas são uma grande oportunidade de criar um elenco Sorare a um custo muito baixo. É possível comprar uma carta de um titular absoluto por apenas 0.03 ETH com médias de 50 pontos SO5 no mercado secundário e por vezes até menos que isso no mercado primário de leilões. Aqui o desconhecimento dos usuários joga em favor de quem faz a pesquisa. Identifique os seus alvos, coloque nos favoritos e espera pelo leilão certo. O número de jogos na liga é muito elevado e existe alguma rotação. Outra grande vantagem é que o número de usuários que comete no torneio americano é relativamente baixo, criando mais oportunidade para os prêmios.
Investimento de médio-longo prazo
As ligas asiáticas cada vez mais têm criado oportunidades de seus jogadores evoluirem nas principais ligas europeias, com uma grande procura de jogadores por parte da Bundesliga e da liga portuguesa. Recentemente têm aparecido jovens talentos que têm sido rapidamente recrutados dessas ligas como o Kamada, o Ito ou o Hidemasa Morita que tem demonstrado uma boa capacidade de adaptação a um nível competitivo mais elevado.