top of page
Buscar

5 dicas para dominar o leilões de transferências do Sorare

Recordando rapidinho, existem 2 formas de comprar cartas no Sorare. Diretamente a outros usuários no mercado secundário ou diretamente ao Sorare quando ele decide emitir nova carta e disponibilizar ela no jogo. É neste segundo que vamos focar nossa atenção, o chamado mercado primário do Sorare.


Estudo prévio

O Sorare escolheu a forma de leilão para vender as novas cartas que emite para o jogo. Os leilões são matérias alvo de estudos de centenas de milhar de papers de economistas e existem muitos aprendizados que se podem transportar da vida real para o Sorare.


Antes de partir para qualquer leilão, deve primeiro fazer um planejamento e estudo prévio para ter respondidas as seguintes questões antes de entrar na disputa:

1. Qual foi o valor pago em leilões anteriores? 2. A que valor a carta está sendo vendida no mercado secundário? 3. Qual é o valor máximo que estarei disposto a pagar? Esse levantamento irá dar para você uma noção clara do valor razoável que estará disposto a pagar.


Saber as regras

Quando o Sorare lança um novo time, geralmente faz sair várias cartas ao mesmo tempo no mesmo dia, com intervalos prazo de leilão de 10/20 minutos entre si, reduzindo gradualmente o número de cartas emitidas a apenas algumas por dia ou por semana. Esse facto muda totalmente a dinâmica do leilão pelo que deveremos explicar que oportunidades de um cenário de lançamento massivo de cartas e as oportunidades de um cenário de lançamento pontual de cartas.


Lançamento Massivo

Quando são lançadas dezenas de cartas com intervalos curtos de prazo de leilão entre si, acontece algo muito interessante. Geralmente a primeira carta (#1) tem um preço acima das demais porque 1) se pensa que essa primeira carta tem valor de coleccionismo e 2) ninguém sabe bem qual é o valor que a carta realmente vale. Com o avançar dos leilões, o preço começa orbitando num valor de referência que aí sim deverá ser seu alvo. Outra coisa interessante que acontece é que os usuários começam um jogo de paciência. Ao saberem que o preço de referência por aquela carta é p.e. 0.1 eth, começam a abdicar de participar nos leilões que estão terminando a um valor muito próximo deste e vão para o seguinte. A oportunidade que aqui resulta para você é fazer um bid muito próximo do valor de referência num leilão que só termina daqui a 1 ou 2 horas e vai ver que ninguém vai subir essa proposta porque vai esperar por outros leilões que se seguirão.


Lançamento Pontual

Com o lançamento pontual, você já sabe do valor de referência em leilão e já sabe o valor de referência no mercado secundário uma vez que já teve muito tempo para esses negócios acontecerem. Aqui o desafio passa por conseguir ser agressivo em seus bids e demonstrar uma posição de força para seus adversários. É, por isso, muito importante que faça seu primeiro bid próximo (uns 20% abaixo) do valor real da carta. Não se iluda, fazer bidzeco de 0.001 eth esperando comprar um jogador que vale 0.2 eth é perda de tempo.

Com esse bid próximo do valor real, você vai separar os meninos dos homens e ficar sabendo quem é sua verdadeira competição. Essa revelação geralmente apenas acontece na última antes do final do leilão. Ao conhecer seus "rivais", poderá investigar suas galerias (um jogador apenas com cartas common terá muito menos poder aquisitivo que um jogador cheio de cartas super raras) ou ver se(s) ele(s) têm sido recorrentes nos bids ao jogador como forma de medir qual a intensidade do interesse dele.

Use e abuse do despertador

Sim, as pessoas poderão não o admitir mas tem muita gente que acorda às 5 da manhã para garantir a vitória do leilão. Menos usuários biddando, mais chances de ganhar a um preço mais baixo.


Jogo Psicologico

Os leilões têm essa dimensão de racionalidade econômica mas também de psicologia uma vez que estará competindo esses outros usuários. Como você sabe qual o valor máximo que está disposto a pagar pelo jogador, o objetivo agora é conseguir a carta ao preço mais baixo possível. Claro que aqui entram fatores como qual o número da carta emitida (se é a carta rara 99, não vai ter muito mais chances de conseguir o jogador), o valor médio de venda nos últimos 5 dias no mercado secundário mas nessa fase final de leilão, será a percepção de sua força que irá fazer ou desfazer o negócio.


Caso o leilão esteja abaixo do seu bid máximo, e alguém aumento seu bid, responda rapidamente com contra-proposta (tem gente que até sobe a sua própria proposta para intimidar os concorrentes do leilão) e principalmente não leve o leilão para a parte emocional. Decidir com o coração dá asneira e você deixará de conseguir um bom negócio e transformar esse leilão numa desgraça monumental. Seja paciente, não deu agora irá dar num dos próximos leilões.

98 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page